Premiação do concurso de redação marca encerramento das atividades de projeto do Inova/IFRR

Publicado em 5 de Dezembro de 2023 às 10:46
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O concurso marcou o encerramento do projeto A escrita como potência docente: possibilidades de construção do perfil profissional na formação de professoras iniciantes, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Inova/IFRR), no período de 2023

concurso de redação
concurso de redação

Na noite desta segunda-feira, 4, ocorreu a premiação do Concurso de Redação “Desafio da Mulher professora no século XXI”, que contou com a participação de 16 candidatas, entre mulheres de Roraima e representantes de outros estados. As vencedoras, em cada categoria, receberam troféus e certificados.

O concurso marcou o encerramento do projeto A escrita como potência docente: possibilidades de construção do perfil profissional na formação de professoras iniciantes, desenvolvido no âmbito do Edital de fomento 17/2023, do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Inova/IFRR), no período de 2023.

Coordenado pela professora Joelma Fernandes, o projeto também contou com o apoio das professoras Deice Silva Texeira, Marilda Vinhote Bentes e Maria da Conceição Alves dos Santos, e da acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Leydyanne dos Santos Vieira.

De acordo com a professora Joelma Fernandes, o objetivo principal do projeto foi viabilizar espaços de interlocução, discussão e promoção de saberes específicos sobre questões de escrita, docência e gênero. “Percebo o projeto como uma importante ação para formação de professores iniciantes, oportunizando espaço para fortalecer ampliação de saberes docentes inclusive com foco na leitura, escrita e reflexões sobre gênero para fomento do perfil profissional que estamos formando. Uma das mais importantes ações do projeto foi o concurso de redação com público-alvo professoras e acadêmicas de licenciaturas, na qual se inscreveram mulheres de Roraima e de outros estados como, Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Bahia, entre outros. Essa atividade possibilitou também a integração do ensino e extensão, integrando diversas áreas do conhecimento. O projeto foi encerrado com a última etapa, o concurso de redação, com a participação da comunidade interessada na temática”, ressaltou Joelma.

Além do concurso de redação, o projeto teve vasta programação composta por rodas de conversa e oficinas que contemplaram diversas temáticas relacionadas ao tema central.

Para a professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e doutoranda em Ensino tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Maria Izaíra Gil, que participou do projeto como convidada da roda de conversa Diálogos formativos da mulher professora e conquistou o segundo lugar na categoria “Público externo II – residentes em qualquer lugar do Brasil”, a abordagem da temática do projeto é de extrema relevância. “Considero a iniciativa muito significativa não só para as mulheres professoras, mas para gerar espaços de discussão sobre os desafios da mulher na sociedade. Nós, mulheres e também professoras, encontramos na educação um ambiente para liberdade e para galgar espaços antes negados à mulher. O IFRR tem cumprido um papel de referência na Educação quando traz um projeto que contribui diretamente para a formação plena de seus alunos, trata-se de dar possibilidades para os jovens e adultos se envolverem em discussões que compreendam a diversidade na sociedade”, disse.

Conheça as vencedoras em cada categoria:

Público interno

1º lugar - Nairan Costa Bezerra Sousa

Tema: A MULHER PROFESSORA E OS DESAFIOS PERPASSADOS ATÉ A CONTEMPORANEIDADE

2º Lugar - D'jany Ayslane da Silva Lourenço

Tema: DESAFIANDO PARADIGMAS: O LEGADO DE ANÁLIA FRANCO NA EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XXI

3º Lugar - Geovanna Thaissa Moreno da Costa

Tema: FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA NA CULTURA POP

Público externo I - residentes em Roraima

1º LUGAR - Juliana da Silva Morais

Tema: A PROFISSÃO DOCENTE EXERCIDA PELA MULHER NO SÉCULO XXI E OS SEUS DESAFIOS

2º LUGAR - Selma Maria Cunha Portela

Tema: A MULHER PROFESSORA NO SÉCULO XXI: UM DESAFIO PESSOAL FRENTE AOS PAPÉIS ASSUMIDOS NA SOCIEDADE

3º LUGAR - Kelly Silva Brasil Silveira

Tema: UM OLHAR ALÉM DA TELA

Público externo II – residentes em qualquer lugar do Brasil

1º LUGAR - Glaucia Paloma Duarte dos Santos

Tema: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DE UMA PROFESSORA NO SÉCULO XXI: A CIÊNCIA E A LITERATURA COMO A REALIZAÇÃO DO SONHO

2º LUGAR - Maria Izaíra Gil

Tema: Ninguém nasce professora, torna-se professora na prática docente: um diálogo sobre a identidade docente e os desafios de ser mulher no século XXI

3º LUGAR - Edmilla Silva Gonzalez

Tema: TECENDO SABERES: O COMPLEXO EQUILÍBRIO DA MULHER PROFESSORA NO SÉCULO XXI